terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Os 11 Mandamentos da Maquiagem Bem Sucedida

Como maquiadora, desenvolvi o desagradável hábito de observar exageradamente como as pessoas se maquiam. Isso não significa que eu só perceba os defeitos, pelo contrário, gosto de analisar como mulheres comuns se maquiam no dia a dia e como dão seu toque especial à própria beleza. Mas tem coisas que não dá... eu nem presto mais atenção ao que a pessoa me diz e fico "arrumando mentalmente" o que acho que podia ser melhor. E, obviamente, faço isso comigo mesma no espelho ou em fotos, enfim... uma paranóia!
Pra transformar essa neura em algo bom, resolvi elaborar meus 11 mandamentos da maquiagem, com os aspectos que considero mais importantes nesse assunto.

1 – Manterás tua pele limpa.

Esse mandamento é supremo! Pra make ficar linda e durar mais tempo, a pele precisa estar limpa, tonificada e hidratada. O mesmo vale antes de dormir, hein! Se a preguiça for muita, apele pros lenços demaquilantes 3 em 1, que quebram aquele galhão! Eu tenho um pacotinho no criado mudo ;)

2 – Usarás a cor adequada para base e pó.

Vejo muita gente com o tom errado de base/pó e sei como é difícil escolher. Eu mesma não tenho uma cor específica pra mim, parece que tenho dias de brancura e dias de morenice. Na verdade, a gente muda mesmo um pouquinho do inverno pro verão, então não tem como continuar com a mesma base que você usava no inverno depois daqueles dias na praia. É bom ter uma segunda opção nessas horas, e se nenhuma das que você tem é a cor ideal, experimente misturá-las para criar uma nova tonalidade. Às vezes também a cor do rosto é diferente da do resto do corpo, então compare o rosto com o colo e faça a compensação. Se ainda estiver branquinha e quiser dar um ar bronzeadinho ao seu rosto, aplique bronzer com ou sem brilho apenas onde o sol costuma nos queimar mais: alto da testa, do nariz e das maçãs. Pode parecer sutil, mas faz toda a diferença e você não vai pecar pelo excesso.

3 – Não usarás sombra prateada no arco superior.

Pra quem não sabe, arco superior é aquela região logo abaixo das sobrancelhas, onde costumamos iluminar para ficar com olhar de diva. Aplicar sombra prateada nessa região é um crime, pois deixa a make com um ar drag queen nem um pouco legal. Prata é uma cor fria demais pra isso e geralmente reflete muita luz. Dê preferência aos tons de bege com cintilância moderada, fica bem mais natural. Sombra brancona também não vale, principalmente em negras e mulatas. Cai na mesma do prata.

4 – Usarás o blush a teu favor.

Esse maravilhoso cosmético foi criado para dar aquele aspecto saudável às mulheres que há séculos atrás passavam literalmente uma massa corrida branca no rosto. Hoje as coisas evoluíram muito e o blush não só colore nossas maçãs, como ajuda a definir os contornos da face. Por isso é importante saber usá-lo. Basicamente você traça uma linha imaginária da ponta superior da sua orelha em direção à boca (alto do lábio superior). Essa é a direção pra quase todos os formatos de rosto, o que varia é a extensão. Por exemplo: em rostos redondos comece da metade da bochecha em direção às orelhas, enquanto que em rostos quadrados ou retangulares dá pra começar mais perto da lateral do nariz e terminar na metade das maçãs. Quanto à cor, tente harmonizar com o resto da make. Mas vale também a velha dica: rosado para as morenas e pêssego para as branquinhas. Vejo meninas lindas usando blush em toda a bochecha e fico doida!

5 – Valorizarás tuas sobrancelhas.

Elas realmente são as molduras dos nossos olhos e não dá pra negligenciar, afinal, elas podem valorizar seu olhar ou destruir a sua imagem. (Dá uma olhada nessas tias aqui *-*) Claro que é difícil mantê-las em dia, mas pelinhos extras não são nada comparados a um desenho equivocado, falhas, ou pelos quilométricos. Se você tem medo de mexer no desenho das suas, procure um profissional ou pesquise pela internet, certamente aparecerão vários tutoriais. No mínimo corrija falhas com cera, lápis ou sombra adequada e discipline os fios com rímel incolor.

6 – Não banalizarás o uso do lápis preto.

Esse certamente deve ser o ítem de maquiagem mais vendido no mundo! Conheço gente que não usa batom, nem base, rímel... nada! Mas não abre mão do lápis. Tudo bem, cada uma sabe das suas prioridades, mas não basta aplicar o produto na linha d'água e achar que tá ótimo, porque não tá! Tudo o que a gente aplica embaixo do olho pesa e tudo o que é escuro diminui, portanto, cuidado se você tem olhos pequenos e/ou caidinhos. O lápis pode dar a impressão de que resolveu o problema, mas é pura ilusão. Às vezes aplicar rente aos cílios funciona melhor, experimente! Se for usar na pálpebra superior, observe se a dobra da pele não enconsta onde tem o lápis, pois pode borrar com o atrito. Ai, e sabe quando a pessoa nunca tira direito a maquiagem e vai criando uma crosta que mancha a pele e fica tudo borrado? Vejo muito por aí! Fica parecendo uma super olheira, dando um ar de cansaço, mas é só falta de demaquilante. Use o lápis, mas da melhor forma. E pra evitar borrões, prepare a pele com base e pó... você vai sentir a diferença!

7 – Não deixarás teus cílios grudados.

Cílios são uma parte muito importante da maquiagem, pois complementam todo o processo e valorizam imensamente os nossos olhos. E rímel é uma coisa maravilhosa, sem dúvidas! Vale aplicar várias camadas para conseguir aquele efeito, mas tem que saber a hora de parar. É bom usar demaquilante também de vez em quando, afinal, acumular dias e dias de rímel sem tirar direito vai fazer uma paçoca preta horrorosa! Então a dica é essa, aplique de cima pra baixo e debaixo pra cima (isso aumenta o volume), fazendo movimentos de zig zag pro aplicador entrar bem entre os cílios e mantê-los separadinhos. Três camadas já tá mais que bom. Se seus cílios forem muito fininhos ou curtos, o jeito é apelar para os postiços, que se bem escolhidos, ficam super naturais.
Quem não seguir essas dicas vai ficar assim:


8 – Não delinearás tua boca com lápis mais escuro que o batom.

Eu amo as Drag Queens, acho que são divertidas, inspiradoras e de personalidade marcante, mas... servem também de exemplo do que não se deve fazer quando o assunto é lábios. Há décadas atrás era moda fazer o contorno dos lábios com lápis mais escuro para dar volume. E você até encontra essa dycah em livros, sites e blogs, porém tenha consciência de que essa moda já foi! Não fica nada natural e qdo o batom se vai, fica só aquele traço esquisito. O mesmo vale pra quem usa lápis da mesma cor do batom: não faça só o contorno com ele. O melhor é desenhar a boca e preencher os lábios com o lápis, depois aplique o batom. Dura mais e você não corre o risco de ficar com aquela boca de tia solteirona depois de algumas horas. Se quiser dar volume, aplique gloss ou um batom mais claro no centro dos lábios com pincel.


9 – Respeitarás as linhas dos teus olhos.

Um erro que vejo muita gente cometendo por aí é o de “cortar” o finalzinho do olho na hora de maquiar. Quando a gente se vê no espelho, de frente, fica difícil enxergar o canto externo, mas isso não é desculpa pra encurtar seus olhos. Vire mais de ladinho, ou use um espelho dobrável. Você vai ver que a linha dos cílios inferiores é uma boa medida pra saber até onde deve ir a sombra ou delineador. Imagine que ela continua, subindo em direção às têmporas. Isso valoriza muito o olhar.


10 – Não terás medo de experimentar.

Tem gente que reclama que tá sempre com a mesma cara e não sabe o que fazer pra dar uma variada no visual. Já experimentou mudar a cor do batom, usar uma sombra colorida, marcar um pouquinho mais os olhos, ou apelar pra uma make mais clean? A maquiagem serve pra mostrar nossa personalidade e também pra valorizar o que temos de melhor, então não tenha medo do novo. Você pode se renovar a cada dia, cada situação. A dica é usar o bom senso e ver se a “novidade” combina ou não com você. Caso se sinta desconfortável com o batom laranja, é só remover. Não dói nada!

11 – Não usarás cosméticos testados em animais.

Não, este não é um assunto agradável e não temos imagens bonitas ou engraçadas aqui. São imagens que eu não gosto de ver, nem de mostrar, mas elas correspondem à realidade de milhares de animais nos laboratórios de pesquisa de algumas empresas de cosméticos. A maioria das mulheres tem na necessaire pelo menos um produto que foi testado em animais. Será que a sua beleza vale o sofrimento deles?


Esse é um cão da raça Beagle “bem aproveitado”, devem ter feito todo tipo de testes na pele, nos olhos e no estômago pra ver se as substâncias nos fariam mal. Essa raça é muito utilizada em laboratórios por ser sociável, dócil e de porte médio. Mas os coelhos são também grandes vítimas desses testes por terem olhos grandes que facilitam a visualização das lesões.
Já que empresas como L'Oreal, Lancôme, Maybelline, CoverGirl, Johnson&Johnson, Max Factor, entre outras, não substituem esses testes por outros mais modernos e sem o uso de cobaias, nós podemos simplesmente não comprar esses produtos e exigir uma nova conduta dos fabricantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário